O Dia Nacional da Visibilidade Trans, dia 29 de janeiro, está chegando e, como é uma data importante, e nós da comunidade LGBTQ também temos um compromisso com ensinar a sociedade sobre quem somos, nada melhor do que começarmos do começo.

A informação é fundamental, já que uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva revelou que 49% dos brasileiros não sabem o que é uma pessoa trans.

O que é uma pessoa trans?

O conceito é relativamente simples de explicar, talvez não tão simples de entender.

Uma pessoa trans, ou transgênero ou transexual, é uma pessoa que se identifica com o sexo oposto ao que foi designada ao nascimento.

Pode ser uma pessoa que se identifica como homem, embora tenha sido designada como pertencente ao sexo feminino. Mas também pode ser o contrário, uma pessoa que nasceu designada como homem, mas se identifica como mulher.

E isso é biologicamente natural?

Sim! A USP tem um estudo publicado que comprova que pessoas trans nascem assim desde o útero. Além desse, um outro estudo, este da Bélgica, mostrou que o cérebro de crianças trans é mais parecido com o de pessoas da mesma identidade de gênero, do que do sexo biológico.

Ou seja, não é frescura! Não é querer chamar atenção! É um fenômeno da natureza. E a medicina tem mostrado isso cada vez mais.

Por isso, as pessoas trans lutam tanto para poderem adotar os nomes tidos como do seu gênero de identificação, realizar a transição hormonal, ou até a cirurgia de redesignação sexual, para terem seus corpos com aparência socialmente aceita, e serem tratadas como qualquer pessoa cisgênero.

Aliás, pessoa cisgênero é aquela pessoa que se identifica com o gênero ao que foi designada no momento do nascimento.

Toda pessoa trans é homossexual?

Não. Nem todo homem trans é gay e nem toda mulher trans é lésbica.

O gênero e a orientação sexual são coisas distintas. Identidade de gênero é sobre quem você é. Orientação sexual é sobre quem você tem interesse sexual.

Portanto, assim como qualquer pessoa cis, uma pessoa trans também pode ser homossexual, heterossexual, bissexual, assexual ou pansexual.

Será que eu conheço alguma pessoa trans?

Muito provavelmente. Hoje em dia, muitas pessoas trans já ganharam notoriedade no Brasil.

Algumas mulheres trans conhecidas são Lea T, Nany People, Leonora Áquila, Roberta Close, Ariadna Thalia (ex-BBB), Valentina Sampaio.

Já homens trans brasileiros famosos são Thammy Miranda, Tereza Brant e João W. Nery.