Valentina é o nome artístico de James Andrew Levya, conhecido por sua participação na 9ª temporada de RuPaul’s Drag Race.

Ela nasceu em 19 de maio de 1991 em Bell, Califórnia, e começou a trabalhar como drag queen cerca de dez meses antes de filmar sua participação em RuPaul’s Drag Race, apesar de já possuir um histórico em moda e artes.

Seu nome foi inspirado por uma marca de molho picante. Valentina é conhecida por usar sua drag como forma de representar a cultura latina.

Valentina foi eliminada no episódio 9 em sua temporada, após o infame lipsync de “Greedy” da Ariana Grande, em que não sabia a letra e foi relutante em remover sua máscara, viralizando instantaneamente na internet.

Fora de Drag Race, Valentina fez aparições em outros programas de TV, incluindo America’s Next Top Model, ao lado de Manila Luzón e Katya.

Em outubro, Valentina foi anunciada como estrela do elenco do musical Rent Live, previsto para janeiro de 2019.

As maiores forças de Valentina, de acordo com o site Them., são os constantes elogios dos jurados em sua temporada, sobre sua maquiagem perfeita e looks. Apesar de dizer que só fazia drag havia 10 meses em sua temporada, Valentina mostrou um nível de profissionalismo raramente visto em iniciantes. Agora, alguns anos depois, é seguro dizer que ela vai mostrar ainda mais looks icônicos que antes.

Em compensação, nenhum fã de Drag Race esquecerá do lipsync que mandou Valentina para casa. Depois de semanas no topo, a queen escorregou e foi parar no bottom para um lipsync de “Greedy”. Mas em vez de arrasar no clássico, Valentina tentou se apresentar com uma máscara cobrindo sua boca, forçando RuPaul a interromper a apresentação pela primeira vez na história do programa. A queen simplesmente não sabia a letra. Resumindo: é melhor que Valentina tenha trabalhado em sua memorização porque essa palhaçada não vai ser tolerada no All Stars.

Em sua entrevista, Valentina avisa: “Eu sou alguém que sabe o que quer, finca o pé no chão, e se isso faz de mim uma vilã, então que seja. Essas são as personagens que eu mais amo nas telenovelas”.