O portal Gay Star News destacou que Paris is Burning foi selecionado para ser incluído ao Registro de Filmes Nacionais americano.

O documentário icônico de 1990 foi unido a 24 outros filmes considerados “culturalmente, historicamente ou esteticamente significantes” pela Biblioteca do Congresso para preservação nos arquivos nacionais americanos.

O lendário filme conta a história a cena drag de Nova York através de uma série de entrevistas íntimas e amadoras com diversos personagens incríveis. Sua influência para a comunidade LGBT pode ser sentida em tudo, desde a forma que falamos, gírias, passos de dança e até nos programas que assistimos (indubitavelmente, RuPaul’s Drag Race não existiria da forma que conhecemos – e amamos – sem o filme).

Além de Paris is Burning, a Biblioteca do Congresso dos EUA também reconheceu filmes como O Rei Leão, Thelma e Louise, A Princesa Prometida e Clube dos Cinco.

Se você ficou curioso para assistir o documentário, nós já publicamos um artigo sobre Paris is Burning, onde tem o filme na íntegra!