Um museu canadense recebeu uma mostra de arte queer como nenhuma outra semana passada. Isso porque todos os espectadores ficaram nus.

O Montreal Museum of Fine Arts recebeu um evento para celebrar o trabalho do fotógrafo Robert Mapplethorpe, que capturou a comunidade queer bem no seu início, com teor altamente homoetótico.

queerfeed-museu-mostra-espectadores-nus-2

O trabalho do fotógrafo marcou bastante os anos 90, principalmente pra quem foi uma criança gay. Um de seus cliques, icônico, inclusive foi capa do CD do Scissor Sisters, “Night Work”.

Eles convidaram 100 pessoas para conferirem sua mostra “Focus: Perfection – Robert Mapplethorpe” totalmente como vieram ao mundo.

O museu colaborou com a revista gay de Montreal Fugues para organizar o evento, encontrando 100 pessoas dispostas a se despir no meio de uma galeria de arte.

O Diretor de Ação Cultural e Educacional do museu explicou: “Quando você olha para as fotos, pode ver a diversidade de corpos que ele capturava. Nós queríamos encontrar uma forma de refletir essa diversidade para os visitantes à mostra”.

queerfeed-museu-mostra-espectadores-nus-3

“Nós soubemos de dois outros museus em Sydney e Vienna que já haviam feito visitas nuas no passado que tiveram sucesso. Com a mostra do Mapplethorpe, parecia algo perfeito para nós”, disse o editor da Fugues Yves Lafontaine.

Um dos visitantes Braden Scott disse: “Acho que a princípio as pessoas estavam um pouco tímidas, mas rolaram uns drinks antes, para que as pessoas tímidas pudessem superar. Minha reação inicial quando vi a propaganda foi ‘É uma noite para pervertidos’. Mas pensei melhor e percebi a grande ideia que era, dada a arte do Mapplethorpe.”

A mostra fica no museu até 22 de janeiro de 2017. Vale a visita para quem, por acaso, estiver por Montreal. 😉

Robert Mapplethorpe foi diagnosticado com HIV no auge da crise da AIDS e morreu em 1989 em decorrência de complicações da doença. Seu trabalho continua a levantar milhões pela luta contra o HIV/AIDS através da Robert Mapplethorpe Foundation.

Confira algumas imagens do trabalho de Mapplethorpe.

Com informações da Pink News.