No último dia 16 de abril aconteceu no Rio de Janeiro a quarta edição do evento Tudo Ao Contrário – A Cena em Prol da Vida, um evento beneficente idealizado por Caio Loki com apresentações musicais com inversão de gênero.
Dirigido por Reiner Tenente (coordenador e fundador do CEFTEM) e João Fonseca (Cazuza, o Musical), o evento tem toda a arrecadação revertida para a Sociedade Viva Cazuza, que presta assistência a crianças e adolescentes que vivem com o vírus HIV/AIDS.
“Assim como no Broadway Backwards, é através da inversão do gênero das personagens nos números apresentados – atores cantando canções femininas e vice-versa – que encaramos de frente o desafio, cada vez mais necessário, de nos colocarmos no lugar do outro e através da nossa arte contribuir para a construção – ou seria desconstrução? – de um mundo mais solidário e empático”, conta Tenente.
Foram 25 números com sucessos de musicais da Broadway e produções nacionais, além de versões de músicas populares brasileiras. O evento é realizado pelo CEFTEM (Centro de Estudos e Formação em Teatro Musical).
O evento é inspirado pelo evento anual Broadway Backwards e autorizado pela Broadway Cares / Equity Fights AIDS, uma ONG americana responsável pelo evento em Nova York.
O evento contou também com a presença de nomes como
Marcelo Serrado, Tiago Abravanel, André Dias, Kelzy Ecard, Claudio Lins, Helga Nemeczyk, Ícaro Silva, Gabriel Staufer, Evelyn Castro, Tadeu Aguiar e Marcelo Várzea.
“Com os recentes retrocessos em todas as áreas relacionadas à cultura e a questões de diversidade, cada vez mais um evento como o Tudo ao Contrário se faz necessário! De maneira divertida ele ajuda a sociedade a perceber que somos todos iguais, além de fortalecer a união entre todos os artistas”, finaliza João Fonseca.